Twitter

domingo, 18 de setembro de 2011

Esclarecendo 15 dúvidas frequente sobre casamento

Para responder 15 questões sobre o tema, confira as opiniões de Alba Noschese, estilista de noivas, consultora e autora do livro Casamento Prêt-à-Porter dos estilistas Emannuelle Junqueira e Ricardo Almeida.

1. Posso exigir certo tipo de roupa dos convidados, colocando traje no convite? Por exemplo, posso pedir que os convidados usem chapéu ou exigir que os homens vistam fraque?
Sim. "Quem convida para qualquer evento, seja um casamento, jantar ou aniversário é quem determina o tom da festa. É importante informar o convidado para evitar constrangimentos para ele", ensina Alba Noschese. A maneira mais comum de informar o tipo de traje é fazer uso de expressões conhecidas, como Traje Formal, Passeio Completo etc.

2. A noiva pode escolher a cor da roupa das madrinhas?
Não. O limite é determinar o estilo da roupa, se longo ou se os curtos também serão permitidos, devido ao estilo da cerimônia. "Você convida amigos e pessoas queridas e não porque elas farão parte de uma cartela de cores no altar", ressalta Alba Noschese.

3. As madrinhas devem conversar para não repetir cor de vestido no altar ou vale a coincidência?
Essa é uma das questões que caíram em desuso. "É muito difícil repetir as cores, há infinitos tons diferentes. Não vejo problema algum nisso", afirma Emannuelle. Se isso for realmente um problema para a noiva, ela pode promover uma pequena reunião entre as madrinhas para que elas conversem sobre suas escolhas, mas tudo de maneira bem informal.

4. Madrinha pode usar vestido preto no altar?
A receita mais fácil é esquecer a cor e escolher outra entre as centenas de tonalidades que devem favorecer seu tom de pele. Mas não é pecado mortal. "Tente transformar esse vestido num preto alegre com transparência", recomenda Alba. Ela lembra que alguns tons, como o marinho ou um marrom-café podem ter o mesmo efeito do preto no altar.

5. O branco é totalmente proibido para as convidadas ou há exceção?
Aqui vale o mesmo raciocínio do vestido preto no altar. Com tantas opções, por que vestir uma roupa no mesmo tom da noiva? "A convidada deve fazer uso do bom senso. Não vá com um vestido que você tem certeza que será da cor da noiva", recomenda Emannuelle Junqueira. "É uma questão de delicadeza", reforça Alba, que ressalta que ninguém tira o espaço da noiva. "O vestido branco é uma das marcas, mas ela jamais será confundida com as convidadas, pois há outros itens importantes, como um véu e a música que precede sua entrada."

6. Não quero usar vestido de noiva, mas vou me casar na igreja. O que posso usar no lugar? Pode ser vestido colorido?
Em Roma, aja como os romanos. Se a escolha for casar na igreja, seja lá qual for a religião, o vestido não precisa ser branco, mas deve ser em um tom claro. "Minha sugestão é usar um vestido claro, que vá do branco ao bege, afinal de contas você está passando pelo ritual", diz a estilista. Alba Noschese, que já desenhou vestido lavanda e, numa outra ocasião, uma capa verde claro que foi usada sobre o vestido branco.

7. Vou me casar no campo durante o dia. Como deve ser o meu vestido?
A estilista Emannuelle Junqueira recomenda um modelo leve, de acordo com a personalidade da noiva e sem brilho.

8. Devo trocar de roupa durante a festa, colocando outro vestido? Se sim, como deve ser essa roupa?
Isso acontecia no passado quando os vestidos, volumosos e desconfortáveis, limitavam os movimentos e a aproximação aos convidados. Pode-se trocar de vestido, mas não é obrigação. Já que se trata de uma roupa escolhida com carinho para um momento especial, por que não aproveitá-la o máximo possível? Basta escolher um modelo confortável que permita desfrutar inclusive de bons momentos na pista de dança.

9. Os chinelos que alguns noivos dão aos convidados podem ser usados ou é feio ficar sem as sandálias originais?
Melhor levá-las de lembrança. "Tente agüentar até o fim, nem que para isso seja preciso um salto mais baixo", diz Emannuelle.

10. Ainda é costume cortar a gravata para pedir dinheiro?
Provavelmente será difícil impedir amigos determinados a executar a brincadeira, mas saiba que os convidados podem se sentir constrangidos, além de não ser muito elegante.

11. O noivo precisa casar de fraque? Se não, qual a melhor roupa ele?
Para o estilista Ricardo Almeida, a roupa deve estar de acordo com o tipo de casamento, hora, local e, principalmente, estilo dos noivos. O fraque é usado em cerimônias muito formais. "O mais usado é o terno (blazer, calça e colete) no tom cinza chumbo mesclado. É a opção mais moderna e segura, além de permitir que o noivo continue a usar as peças no dia-a-dia. O que irá diferenciá-lo dos demais convidados são os acessórios, como a gravata ou a flor na lapela."

12. Não sei como será a festa, posso ligar para pedir indicação de que roupa ir?
O estilo dos noivos, o tipo do convite, horário e local da festa já são indicativos importantes de como deverá ser a roupa. Mas não é pecado mortal ligar para perguntar. Apenas não telefone para a noiva, a não ser que ela seja uma de suas melhores amigas. Procure coletar informações com alguém com quem mantenha relações mais próximas e também vá ao casamento.

13. Mulher pode ir a casamento de calça comprida?
Pode, diz Emannuelle Junqueira. "Se for um smoking feminino fica muito chique, mas cuidado, sempre dê preferência às saias. Fica mais feminino."

14. Homem pode ir a casamento sem terno e gravata?
Depende, mas é arriscado. "Se o casamento for numa praia, de dia, com clima descontraído, não há nenhum problema", afirma Ricardo Almeida. Nesse caso, ele recomenda uma calça clara, com blazer e uma bata, em vez de camisa convencional. Se o casamento for na cidade, sempre use gravata.

15. Se eu chegar ao casamento e outra convidada estiver com vestido igual ao meu, como devo agir?
Não há mistério: "Levar numa boa e tirar uma foto pra dar boas risadas depois", aconselha Emannuelle.

Um comentário:

  1. Ameiiiiiiiiii o Blog!! Mto legal msmo!! eh uma maneira facil de conhecer os serviços oferecidos aki no RN! Soh uma dica... muda a fonte das postagens... essa fonte eh linda... mais nao combina com o tema "Casamento"... eh soh uma sugestão! bjz! Aline Magna. Casamento 05/05/2011 \o/

    ResponderExcluir