Twitter

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Agora apresentamos... O Cupcake!!!

Hoje todo mundo já conhece os saborosos cupcakes!! Bolinhos do tamanho de uma xícara que estão fazendo sucesso nas festas de casamento do Rio Grande do Norte. Hoje em dia todo casamento de sucesso, tem que ter cupcakes. E pode ter certeza que no final da festa não sobra nenhum, pois todo mundo cai em cima já que não ah quem resista ao visual maravilhoso e seus mais diferentes sabores!!!
O que nem todo mundo sabe, é que essa maravilha tem uma história e agente conta pra você agora:
A idéia de fazer um bolo de maneira rápida e com ingredientes básicos revolucionou o mundo da confeitaria dos Estados Unidos no século XIX. A maneira de preparar o cupcake rompeu com todas as tradições culinárias, uma vez que seus ingredientes eram medidos em xícaras, como o próprio nome sugere cupcake = bolo de xícara.

O surgimento desta nova técnica de preparo foi bastante conveniente, uma vez que os bolos de tamanho tradicional tinham seus ingredientes pesados em balanças e demoravam muito para assar nos fornos antigos. Até o início do século XX, não existiam formas para assar os bolinhos, o que fez com que a maioria das padarias os assasse em latas pequenas, surgindo, então, mais uma teoria para o termo cupcake. Hoje, porém, existe uma infinidade de produtos destinados ao preparo desta pequena sobremesa.
Assim, desde o seu surgimento, os cupcakes tornaram-se uma tendência da cultura pop no mundo da culinária mundial. Sua popularidade alcançou o mundo e nos últimos anos os brasileiros por muitas razões. A possibilidade de combinar sabores extravagantes, seu tamanho ideal para uma pessoa, facilidade no transporte, versatilidade na embalagem e decoração e nas formas são seus principais adjetivos. Sem contar, obviamente, na relação lúdica que existe entre o homem e este pequeno bolo, pois remonta a um estado de alegria, diversão, infância.

O primeiro registro que se tem notícia de uma receita de cupcake data de 1828, de um livro pertencente a uma senhora chamada Eliza Leslie.

A base dos cupcakes acaba sendo praticamente a mesma para quase todas as receitas, o que muda é seu sabor e sua aromatização. Os recheios, coberturas e confeitos são um encanto a parte. Uma infinidade de modelos, cores e tipo deixam a gente enlouquecida com tanta beleza e graça, e tudo isso torna os cupcakes mais lindos e encantadores.
A grande diferença dos cupcakes brasileiros para os originais americanos está na textura e doçura. Enquanto os cupcakes americanos tem a massa super seca e cobertura extremamente doce (chamada de buttercream = creme de manteiga, que leva manteiga e açúcar) os feitos aqui acabaram se adaptando ao nosso paladar brasileiro, com uma massa mais molhadinha, recheios e coberturas não tão doces.
Aniversários, pequenas reuniões, grandes jantares, eventos corporativos e agora principalmente casamentos. Tudo é motivo para oferecer um cupcake, pois agradam a adultos e crianças igualmente e é um verdadeiro deleite para quem os come.

Nenhum comentário:

Postar um comentário